Essa
decisão influi no terceiro fator, pois se o objetivo for vivenciar o
personagem, a campanha merece um detalhamento maior, tanto nos desafios
quanto nos conflitos pessoais do personagem. Esse tipo de evolução é
lenta, fazendo com que os jogadores saboreiem a personalidade do
persona e entenda que ele não se tornou um herói por acaso. Na lista de
discussão do meu grupo um dos jogadores perguntou-me quanto tempo
duraria a campanha. Com tantas tarefas a serem concluídas no mundo
real, é fato que muitos rpgistas possuem pouca disponibilidade para
esse amado hobbie. Quanto uma campanha deve durar?
A duração de uma campanha é algo difícil de ser contabilizada, já que ela depende de três fatores principais:
1) Tempo disponível para jogar.
2) Objetivo do grupo para a campanha.
3) Como o grupo deseja que seus personagens evoluam.
Todos
esses fatores estão interligados, já que o tempo disponível para jogar
é essencial para que a campanha transcorra sem grandes pulos. Por
falar em pulos chegamos ao segundo fator, nele são definidos o que os
jogadores querem com a campanha para seus personagens, a campanha é
para vivenciar o crescimento dos personagens, saber o quanto eles
sofreram para chegar em determinado nível, ou é com intenção de eles se
tornem poderosos rapidamente?
Porém,
se os jogadores decidem em obter personagens poderosos em curto tempo,
todas as etapas são puladas. A cada sessão há o compromisso dos
personagens evoluirem, pontos são distribuídos e há algum envolvimento,
mas a verdadeira intenção é de ser mais combativo, aniquilar o oponente e
fechar a estória. Esse tipo de campanha faz com que a evolução seja
curta e até interessante do ponto de vista “ser poderoso”, mas provoca
grandes furos na história.
Um
exemplo seria determinadas sessões onde a interpretação domina, uma
festa no palácio de Yuden, os personagens lado a lado dos amigos (ou
inimigos) conhecendo suas opiniões sobre a guerra, a sessão termina. No
início da próxima os jogadores recebem 10 a 15pp e passam de nível de
poder (isso aconteceu muito na 2a fase da minha campanha que já dura 10
anos). Já ouvi falar que tal correria por pontos ocorreu pela
“lentidão inicial” na evolução dos personagens, mas a verdade é que a
intenção era a busca pelo poder.
Então,
podemos perceber que a duração da campanha depende da intenção do
grupo. Interpretação e evolução adequada (como nos romances), ou busca
pelo poder com cenas focadas em grandes acontecimentos (animes e
filmes). A segunda opção é mais comum em campanha criadas para serem
curtas (Berserker, mesmo não sendo o fim no anime), a primeira os
personagens crescem de acordo com a estória e sem atropelos (Dragon
Ball, Avatar, etc)
Em
uma campanha curta mesmo com cenas de pura interpretação os
personagens são premiados muitos pontos de poder que visam a evolução
em níveis. Em uma evolução mais lenta a premiação é dosada, permitindo
aos jogadores gastarem seus pontos em outras características (Perícias,
Feitos, quem diria ein?).
Lembrando
que uma campanha narrada com liberdade de ações tende a ser mais lenta
mesmo, já que os jogadores não são direcionados para que os grandes
acontecimentos ocorram (animes e filmes novamente). Qualquer uma das
duas opções pode ser divertida, obviamente cada uma tem consequências
diferentes na narração da campanha.
Então, é isso aê galera! Espero comentários.
Abraços!!
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