Você quer poder, vai ter poder! |
“A lâmina reluzia
as faces amedrontadas dos seus inimigos, cem homens haviam perecido com
golpes carregados de fúria e ódio. O guerreiro tornara-se invencível.
Olhou para o horizonte, hordas de criaturas desfiguradas ansiavam pelo
seu sangue, seus passos faziam a terra tremer, mas ele continuava
imóvel, vendo a chuva que caia suavizando o odor da morte. Segurou sua
espada decidido a livrar o mundo de uma vez por todas daquele mal. Ele
era o exército de um homem só”.
Jogadores
sempre desejaram ter o verdadeiro poder em mãos, um poder extremamente
destrutivo, digno de semi-deuses (nos últimos níveis é claro). Tudo
depende do tom da campanha, ou seja, de suas definições.
Ao
definir uma campanha de fantasia medieval no m&m o Mestre deve
decidir os limites para determinadas habilidades especiais (poderes), o
nível tecnológico, mágico e fantástico dela. O suplemento que trata
sobre o assunto está no forno e chama-se Warriors & Warlocks
(Editora Green Ronin), mas não espere uma tentativa de adaptação do
D&D para esse lançamento, acredito que a equipe de desenvolvedores
do M&M fará um guia para auxiliar os Mestres a sintonizar sua
campanha ao tom medieval.
Por
enquanto que o livro não sai, tentarei passar minha experiência com
várias aventuras medievais narradas no estupendo sistema. Para aqueles
que já jogaram no sistema m&m não é novidade que ele é genérico e
livre, o problema que tamanha liberdade confunde demais os jogadores,
já perdi a conta de quantas perguntas já respondi sobre a
caracterização das classes padrão (Guerreiro, Mago, Ladino, Assassino,
Ranger, Druida, Clérigo, Palada, etc…).
Como
a criação depende exclusivamente do conceito que o jogador escolhe
para o personagem, é normal que todo mundo fique perdido. Quais feitos
ficam melhor no meu guerreiro? Quais magias meu mago conhece? Para
aqueles que passaram pela escola D&D fica difícil romper as
correntes tão rapidamente. É aí que o mestre deve dar maior suporte,
porque os jogadores irão perceber que não há uma Classe para Guerreiro,
ou um tipo de Mago, existem infinitas variações!!!
Quem
nunca desejou criar um Gatts, ou um Caçador acompanhado do seu fiel
“pet”, ambos com habilidades distintas e numa sinergia impecável, quem
nunca desejou um Warlock verdadeiramente destruidor?
O
mestre deve deixar claro que tudo é possível, sempre respeitando os
limites definidos pelo nível de poder! Para facilitar a criação dos
personagens, sugiro a utilização de Templates de classes criados
previamente, nos próximos posts darei minhas sugestões (cada Mestre
pode ter seus próprios templates adequados a sua campanha!).
Até mais!!!
Fim da Transmissão.
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